sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Os Portadores da Falta de Consideração


Olá gente.

Como muitos que gostam de ler contos na internet, fiquei bastante interessado pela série dos Portadores, que surgiu na net em meados de 2007, nos Estados Unidos. Inclusive, isso foi um dos principais motivos que me levaram a criar o blog. Desde então, essa série conquistou muitos fãs, e acredito que parte desse sucesso se deve ao fato de que os próprios leitores poderiam criar seus artigos sobre Portadores que eles mesmos inventaram. Isso tudo era publicado direto no site theholders.org. Isso foi bom no início, mas agora está estragando boa parte do conteúdo da série.

Por algum motivo que eu não consegui encontrar, recentemente vários dos contos foram removidos e substituídos por outros, que parecem ter sido escritos por alunos de segunda série. Há erros grotescos e evidente má vontade na escrita. A própria página inicial do site ainda apresenta erros, como pode ser visto aqui. Não sei se isso ocorreu porque todas as entradas estavam preenchidas e queriam renovar o material, mas o fato é que muitos contos extremamente bem feitos, como o Portador da Legião (que mostrava o que aconteceu com os 2000 Objetos "perdidos"), foram apagados e substituídos por arremedos de texto. Eu já havia comentado antes que a qualidade de alguns contos chega a ser ofensiva para com o leitor e que eu iria selecionar quais eu iria traduzir, mas agora é simplesmente uma questão de bom senso. Vou continuar traduzindo os contos, mas vou deixar todas essas substituições descabidas pra trás, assim como qualquer outro conto que eu não julgue digno de tradução.


E se alguém encontrar o conto do Holder of the Legion, por favor me avise. Me arrependo de não tê-lo copiado e traduzido quando tive a chance. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário